Arquivo

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Colocando a mão na massa!

Então, o primeiro passo foi dado: encarar a realidade! Literalmente, o primeiro passo foi subir um pequeno degrau: o degrau de uma balança supergracinha que comprei na Imaginarium. Pena que os números mostrados por ela não foram tão supergracinhas assim. Mas enfim, vamos lá! Resultado? 66kg!
E onde eu quero chegar? A princípio, quero chegar aos 50kg. Vale dizer que tenho 1.63m de altura, então 50kg não é nenhum exagero de magrelice. Não gosto de números assim, acho que eles poluem o texto e o tornam chato! Como boa administradora, prefiro planilhas e gráficos, que são bem mais ilustrativos, então vou utilizar um bem simples, que vai mostrar minha evolução semanal, e vou criando outros para me ajudar.
É, eu sei que são 16kg, que pretendo eliminar ao longo do ano de 2011, o mais rápido e duradouramente possível. E sei que pra isso vou ter que fazer algumas escolhas. Algumas eu já fiz, ou pelo menos uma em especial.
Há 5 anos eu tomo anticoncepcional todos os dias. Há uns 4 meses a minha ginecologista receitou o Elani28, que simplesmente me fez parar de menstruar. Não sou médica para falar dos benefícios e riscos de um medicamento, então aqui vou falar da minha sensação: Eu odeio menstruar! De fato, antes da pílula (qualquer uma das que já tomei), eu passava muito mal. Mal do tipo ficar 10 dias menstruada, anêmica, com cólicas horríveis, fora as tonturas, enjôos e desmaios. Era comum ouvir piadinhas do tipo: Tá grávida? Sendo que era justamente o contrário. Fui na médica – em duas, e simplesmente eu não tenho nada de anormal, só sou uma pessoa que menstrua demais, e que se tornou psicologicamente dependente da pílula para não sentir dor.
Só que sabe aquela história de que a pílula engorda? Pois então, não sei se é verdade, pois como já disse não sou médica. Sei que, depois de começar a tomar a pílula, engordei uns 20kg. Lógico, somam-se a este fato muitos outros, como estresse, descontrole e irresponsabilidade. Mas se estou culpando a pílula pelo meu peso, é justo que eu suspenda seu uso, para fazer um teste. E é o que estou fazendo. Há uma semana parei de tomar o anticoncepcional, e, depois de 4 meses sem menstruar, senti toda cólica acumulada. Foi péssimo. Mas teve o lado bom. Parece que eu desinchei, como um balãozinho. Estou me sentindo muito mais leve. Pode ser psicológico, mas vou encarar essa bronca por mais 3 meses. E não mais que isso, pela saúde e pela segurança que o anticoncepcional me traz. Afinal de contas, não quero engordar por gravidez, oras. A propósito, aqui cabe um adendo. Meu maior sonho é ser mãe. Mas não agora. Quero estar estabilizada profissional, financeira e, principalmente, emocionalmente falando, para então pensar em ter meus filhotes.
Suspendido o uso do anticoncepcional, é necessário partir para outros passos. E quais são eles?
- Mudança na alimentação: nunca gostei de verduras e frutas, e sempre fui apaixonada por doces e refrigerantes. Meus dentes são ótimos graças ao excelente dentista que meu pai é. Então, a princípio, quero fazer algumas mudanças, do tipo:
- Incluir iogurte – Activia – no café da manhã;
- Incluir duas frutas no consumo diário;
- Reduzir o consumo de carne vermelha para duas vezes na semana;
- Reduzir o consumo de refrigerante para duas vezes na semana;
- Reduzir o consumo de doces para duas vezes na semana;
- No almoço, colocar somente um carboidrato no prato;
- No jantar, optar por refeições leves;
- Incluir um chá antes de dormir.

Ok. Aqui posso ouvir que estou pegando leve comigo mesma. Mas eu me conheço. Sei que quando sou radical demais, restritiva demais, eu simplesmente desisto. E eu n ão quero desistir de novo. Eu quero ir em frente e alcançar a tão sonhada barriga chapada e os meus 50kg.
E por falar em barriga chapada... Ninguém consegue ficar com a barriga da Shakira só vendo ela dançar, não é mesmo? Então, tenho que me exercitar. E isso é até uma questão econômica: não tenho mais condições financeiras de atualizar o meu guarda-roupa, pelo menos por agora. O que denota que eu, infelizmente, também não estou em conditions de pagar uma academia. Assim, estou buscando alternativas de exercícios. Seguem minhas opções e minhas respectivas desculpas:
- Caminhar na beira-mar: e a chuva? Não posso convencer o São Pedro a suspender a chuva só porque eu quero. Além disso, não é seguro, eu trabalho até tarde, e fica escuro. E tem também o fato de que eu viajo muito, daí não consigo estabelecer uma rotina... CHEGA! Nada disso. Ou melhor, ok, tem tudo isso. Mas e quando não está chovendo, quando não estou viajando e cheguei cedo em casa? Por que não colocar um tênis e ir caminhar? Li matérias sobre pessoas que emagreceram 16kg em um ano só caminhando, sem mudar mais nada! Então, vou caminhar sim, senhorita!
- Ir caminhando para o trabalho: além da chuva, desculpa utilizada anteriormente, tem o fato de chegar nojenta no trabalho e eu querer dormir mais um pouco. Chegar nojenta é só utilizar de lenços umedecidos, desodorante e maquiagem e deu. Tudo resolvido. Dormir mais um pouco... A DIETA DO SONO NÃO FUNCIONA! Quer dizer, se são necessárias 8hs para emagrecer dormindo, vou ter que dormir mais cedo e não sacrificar o tempinho que tenho para me mexer!
- Subir e descer as escadas do prédio: Vão pensar que eu sou louca. Na semana passada eu fiz isso (estava chovendo), subi e desci as escadas três vezes e não encontrei uma só pessoa. Aproveitando que o prédio tem elevador, quase ninguém utiliza as escadas. E se eu encontrar alguém, tenho que me lembrar que uma linda mulher não dá bola pro que os outros pensam. E se quiserem pensar, com certeza é melhor que pensem que sou uma maluca com um par de pernas maravilhoso, do que uma gordinha sensata cheia de celulite!
- Abdominal: A desculpa é fatal: preguiça. Eu tenho preguiça de fazer esse exercício chato pra burro. Mas tem que ser feito. A barriga vai ficar flácida com o emagrecimento, então preciso transformar essa gordura em músculos! Dane-se a preguiça!
Bom, aceito sugestões de exercícios e mudanças não-radicais. Aí vai meu primeiro gráfico, que espero que só apresente quedas daqui pra frente.


Beijinhos!

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Uma Linda Mulher | by TNB