Arquivo

domingo, 8 de abril de 2012

Os poderosos 15 minutos

Acho que já mencionei aqui no blog sobre o vidaorganizada.com, um blog que comecei a ler quando decidi me tornar uma pessoa mais organizada e que acompanho diariamente até hoje. A autora é uma fofa e - infelizmente - está com tendinite, o que reduziu a quantidade de posts, mas o blog continua super recomendado assim mesmo. Deixando a resgação de seda de lado, foi neste blog que li (pela 3948274546573 vez) sobre o poder dos 15 minutos. Mas só esse blog que me convenceu a colocar em prática. Existem teorias que defendem o uso de 8, 11 ou até 25 minutos, mas eu acho 15 de bom tamanho e não acho que exista uma variação tão grande de 8 pra 15: o importante é adaptar à sua realidade.

Enfim, como funcionam os tais 15 minutos? Adaptando à minha realidade, funciona assim... Primeiro, parto da ideia de que posso fazer qualquer coisa em 15 minutos. Qualquer coisa! Estou falando em quesitos de organização, mas se aplica a outras atividades também.
Em segundo lugar, ajusto o alarme do celular para tocar em 15 minutos (e ajusto o soneca para tocar dali a 15 minutos novamente e assim por diante. Importante: ajustar o soneca para a quantidade de minutos ideal depois de terminar as atividades - no meu caso, são 6 minutos...).
Em terceiro lugar, começo a atividade programada e insanamente, faço somente aquela atividade durante 15 minutos. Exemplificando, meu armário estava pedindo arrego, pois as roupas que estavam lá, estavam jogadas, sem sentido algum. Ajustei o alarme pra tocar em 15 minutos, e durante esse tempo, só tratei de colocar as roupas nos cabides ou dobrar da melhor forma, colocando-as pertinho das suas coleguinhas - leia-se: regatas com regatas, blusas com blusas, etc...
Quando a situação na casa está desesperadora, você pode apertar o soneca e partir para outra atividade durante os próximos 15 minutos. Importante: troque de atividade! Isso é a graça e o segredo da técnica! Você não fica "enjoado" da atividade e nem se cansa. Além disso, você começa a perceber que a sua casa pode estar zoneada, mas que 15 minutos ajudam muito para melhorar.
Eu (tenho) tinha o problema de que, quando via a bagunça, (fico) ficava tão exausta de imaginar o trabalho que ia dar arrumar tudo, que tomava uma decisão bem sensata: não fazia nada. E a bagunça crescia, como tinha de ser, êr êr... Desculpem, me empolguei com Eduardo e Mônica, hehe.

Ah, por falar em Eduardo e Mônica, fica a dica: nesses 15 minutos, pode colocar música alta pra fazer o que tiver que ser feito, só não deixem tão alta que não dê para escutar o despertador...

No meu método, quando as coisas estão muito zoneadas, faço assim: 3 vezes de 15 minutos (e 3 atividades diferentes) e 15 minutos de folga (porque eu ainda não estou acostumada a atividades de arrumações intensas e meu corpo se recusa a fazer mais que isso sem folgar, rs). Podem atirar as pedras... ;)

Bom, essa técnica lembra muito a Pomodoro Technique (http://br.pomodorotechnique.com/), então, se alguém quiser ler mais um pouquinho sobre, o site ali fica como dica... ;)


E você? Como se organiza???



0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Uma Linda Mulher | by TNB