Arquivo

domingo, 8 de abril de 2012

Os poderosos 15 minutos

Acho que já mencionei aqui no blog sobre o vidaorganizada.com, um blog que comecei a ler quando decidi me tornar uma pessoa mais organizada e que acompanho diariamente até hoje. A autora é uma fofa e - infelizmente - está com tendinite, o que reduziu a quantidade de posts, mas o blog continua super recomendado assim mesmo. Deixando a resgação de seda de lado, foi neste blog que li (pela 3948274546573 vez) sobre o poder dos 15 minutos. Mas só esse blog que me convenceu a colocar em prática. Existem teorias que defendem o uso de 8, 11 ou até 25 minutos, mas eu acho 15 de bom tamanho e não acho que exista uma variação tão grande de 8 pra 15: o importante é adaptar à sua realidade.

Enfim, como funcionam os tais 15 minutos? Adaptando à minha realidade, funciona assim... Primeiro, parto da ideia de que posso fazer qualquer coisa em 15 minutos. Qualquer coisa! Estou falando em quesitos de organização, mas se aplica a outras atividades também.
Em segundo lugar, ajusto o alarme do celular para tocar em 15 minutos (e ajusto o soneca para tocar dali a 15 minutos novamente e assim por diante. Importante: ajustar o soneca para a quantidade de minutos ideal depois de terminar as atividades - no meu caso, são 6 minutos...).
Em terceiro lugar, começo a atividade programada e insanamente, faço somente aquela atividade durante 15 minutos. Exemplificando, meu armário estava pedindo arrego, pois as roupas que estavam lá, estavam jogadas, sem sentido algum. Ajustei o alarme pra tocar em 15 minutos, e durante esse tempo, só tratei de colocar as roupas nos cabides ou dobrar da melhor forma, colocando-as pertinho das suas coleguinhas - leia-se: regatas com regatas, blusas com blusas, etc...
Quando a situação na casa está desesperadora, você pode apertar o soneca e partir para outra atividade durante os próximos 15 minutos. Importante: troque de atividade! Isso é a graça e o segredo da técnica! Você não fica "enjoado" da atividade e nem se cansa. Além disso, você começa a perceber que a sua casa pode estar zoneada, mas que 15 minutos ajudam muito para melhorar.
Eu (tenho) tinha o problema de que, quando via a bagunça, (fico) ficava tão exausta de imaginar o trabalho que ia dar arrumar tudo, que tomava uma decisão bem sensata: não fazia nada. E a bagunça crescia, como tinha de ser, êr êr... Desculpem, me empolguei com Eduardo e Mônica, hehe.

Ah, por falar em Eduardo e Mônica, fica a dica: nesses 15 minutos, pode colocar música alta pra fazer o que tiver que ser feito, só não deixem tão alta que não dê para escutar o despertador...

No meu método, quando as coisas estão muito zoneadas, faço assim: 3 vezes de 15 minutos (e 3 atividades diferentes) e 15 minutos de folga (porque eu ainda não estou acostumada a atividades de arrumações intensas e meu corpo se recusa a fazer mais que isso sem folgar, rs). Podem atirar as pedras... ;)

Bom, essa técnica lembra muito a Pomodoro Technique (http://br.pomodorotechnique.com/), então, se alguém quiser ler mais um pouquinho sobre, o site ali fica como dica... ;)


E você? Como se organiza???



terça-feira, 3 de abril de 2012

E aí, sou madrinha...

E então que ganhei um prêmio por ter voltado ao blog. Ok. Não um prêmio por ter voltado ao blog. Mas ganhei um dos melhores presentes da minha vida, justamente um dia depois de voltar ao blog. E PRECISO contar que presente lindo foi esse!

Hoje fui almoçar com minha amiga - observação: tenho muitas amigas, muitas excelentes, muitas maravilhosas, linda, fofas e amadas, mas sem querer puxar o saco pelo presente dado, essa minha amiga é muito especial em minha vida! Acho que vou ter que me estender na explicação... Seguinte... Ela não é a pessoa mais sorridente do mundo. E a nossa relação também não é aquela que duas melhores amigas costumam ter: cheias de encontrinhos programados, abraços, beijos, troca de presentes, risadinhas e afins. Mas a Adri é a pessoa mais sincera, amiga, parceira, pau-pra-toda-hora que alguém pode ter. Sabe aquela pessoa para quem você sabe que pode ligar às 2hs da manhã que ela vai te atender e não vai te xingar? Ok, pode até xingar um pouquinho, mas vai me atender de certeza e vai ajudar no que for preciso...Então, essa é a Adri. Aquela pessoa que quando eu tô desesperada, consegue pensar em termos práticos em como agir. Esteve presente nos meus piores momentos. E também nos melhores. Mesmo que a presença fosse por SMS! Me ajudou com minhas mudanças, carregou o peso das minhas tralhas e também das minhas lágrimas. Então... Essa é a Adri.

E, não bastasse a amizade dela ser um presente dos mais gigantes, hoje ela me presenteou me convidando pra ser madrinha do Théo, o filhote dela, que eu paparico e amo desde que descobrimos que ela estava grávida. Sou louca por criança! Amo com todo meu coração. E como não amar o filho da pessoa maravilhosa que eu descrevi acima? Em resumo, tô feliz, feliz! Realizada! Adri, muito obrigada pela confiança! Sabes que vou cuidar do Théo com todo meu amor, né?

Ai ai...

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mais uma vez...

E então eu pensava sobre a possibilidade de (pela quadragésima vez) voltar a escrever no blog, quando me pego pensando sobre quantas vezes já fiz isso. A resposta foi que já fiz isso milhões de vezes. Assim como mutias outras coisas na minha vida: dieta, organização, estudar inglês, controlar meus gastos, enfim... Mas aí eu reflito que é melhor começar várias vezes do que nunca começar. Ou não. Como estou buscando me conhecer, entendo que o blog é uma ferramenta incrível para isso, de modo que vou sim, tentar novamente. Sem promessas. Sem loucuras. Mas vou tentar de novo... Porque é tentando que as coisas dão certo - e errado... E certo de novo! Então, lá vamos nós outra vez...

 

©2009 Uma Linda Mulher | by TNB